Educação Eleitoral, Eleições & Noely Manfredini

Curiosidades. Calendário Eleitoral. Comparativos.Elecciones. Ley Electoral. Mundo. Brasil.Idade Eleitoral. Reeleição Presidente. Eleição Legislativa. Eleição Municipal. Sistema Eleitoral. Financiamiento de Partido Político. Campanha Eleitoral. Prestação de Contas. Rendición de Cuentas. Mandato Eletivo. Educação Eleitoral.Voter Education.

quinta-feira, fevereiro 11, 2010

Calendário eleitoral 2010
Eleições presidenciais : Togo (fevereiro), Sudão, Austria (abril), Letônia (em maio), Hungria, República Centro-Africana, Burundi, Laos (junho), Suriname (julho), Ruanda (agosto), Brasil, Polônia, Tanzânia (outubro), Burkina Faso, Haiti (novembro), Nauru (dezembro).
Nota: Nauru é uma pequena ilha do oceano Pacífico, no centro-norte da Oceania, a menor república do planeta; o regime de governo é parlamentarista onde o Presidente, com mandato de 3 anos é eleito (indiretamente) pelo Parlamento (unicameral) com apenas 18 cadeiras; país na lista dos sete países do mundo classificados como paraísos fiscais. A Letônia é uma ex-república da ex-União Soviética, faz parte das chamadas “repúblicas báticas” (incluindo Lituânia e Estônia); seu regime de governo é parlamentarista e o Presidente exerce apenas funções cerimoniais, sendo eleito indiretamente para mandato de 4 anos; o Parlamento é unicameral com 100 cadeiras.

Eleições parlamentares/legislativas: Tadjiquistão (fevereiro), Iraque, Suiça, Colômbia, Madagascar, Guiné, Sri Lanka, Hungria (março), República Centro-Africana, Laos, Ilhas Salomão (abril), Filipinas, Egito (maio), Eslováquia, Burundi, Reino Unido (junho), Território Palestino, Japão, Tuvalu (julho), Afeganistão, Suiça, Venezuela (setembro) Letônia, Brasil, Bósnia Herzegóvina, República Checa, Tanzânia (outubro), Estados Unidos, Azerbaquistão, Chade, Reino de Barein (novembro), São Vicente e Granadinas (dezembro).
Nota: Tuvalu é um dos menores países do mundo, composto de 9 ilhas no centro da Oceania; é monarquia parlamentarista e a chefe de Estado é a Rainha do Reino Unido, representada por um governador-geral; o Legislativo é unicameral e o Parlamento tem apenas 12 cadeiras. O Reino de Barein é outro minúsculo país formado por 35 ilhas situadas no golfo Pérsico; o regime de governo é monarquia constitucional; o Legislativo é bicameral com uma casa eleita pelo povo e outra indicada pelo chefe de Estado.

Referendos: Nauru (fevereiro); Iraque e Suécia (março).

Marcadores: ,

2 Comments:

  • At 9:03 AM, março 10, 2010, Blogger Unknown said…

    Prezada Dra. Noely,

    Desculpe-me pela maneira de abordá-la em seu blogue. Sou aluna de mestrado em Ciência Política na Universidade de Aveiro, Portugal e minha dissertação versa sobre o recenseamento eleitoral em Portugal.
    Nesta fase estou fazendo uma análise comparativa do recenseamento em várias países. Desta forma, gostaria de saber se a senhora tem algum material ou indicações bibliográficas para me indicar a esse respeito.

    Antecipo agradecimentos,

    Atenciosamente,

    Natália Braga
    nathybraga@yahoo.com.br

     
  • At 8:07 PM, junho 29, 2010, Anonymous Aray said…

    Oi Noely, náo sabia de seu blog, mas agora vou indicá-lo a todos. Parabéns e beijáo

     

Postar um comentário

<< Home